sábado, 3 de julho de 2010

3º Congresso Iberoamericano de Cultura - #3


O show da noite teve a participação de Silvio Gieco e Jorge Drexler (que iniciaram o concerto) e de Silvio Rodriguez. Não consegui assistir aos primeiros porque o tamanho da fila para entrar no local não me permitiu. Perder esse tempo foi ruim mas ver que todos eram revistados e que se proibia o consumo de bebidas alcóolicas no espaço destinado ao show compensou qualquer má impressão.

Que tipo de platéia eu esperava ver num show de Silvio Rodriguez? Pessoas da minha idade, talvez um pouco mais, mas o que vi - e isto me impressionou muito - foram jovens, muitos jovens (o público era de aproximadamente 20 mil pessoas) que cantavam com Silvio, que derramavam lágrimas de emoção e que pulavam de satisfação ao reconhecer os primeiros acordes de alguma de suas canções prediletas.

Isto foi impressionante. Há verdades que o marketing cultural globalizado não consegue destruir, e o que assisti nesta noite foi prova disso. Fui dormir satisfeito, tranquilo e cheio de esperanças.

3º Congresso Iberoamericano de Cultura - #2


A abertura do congresso foi genial. Veja notícias (em espanhol) nesta página.

Eu fiquei particularmente emocionado por assistir tantos artistas de qualidade na abertura. Foram apresentações da cantora Eka; do percussionista Samuel Torres e um grupo de "niños palenqueros"; a pianista Blanca Uribe e o trio de Jaime Uribe; o Grupo Infantil de las Acacías; a banda Puerto Candelária com o rapper Alexis Play; Gustavo Gomes com Rey Vallenato Infantil; o escritor David Sanchez Juliao; e para finalizar Léon Gieco, Andrés Cepeda e o bandoneonista Rodolfo Mederos com um coro de 23 crianças que agitaram as bandeiras dos países ibero-americanos.

Em seguida assisti ao primeiro painel do congresso, intitulado "Las Músicas de Iberoamérica", com Rodolfo Mederos e Silvio Rodriguez conversando sob a luxuosa mediação da ministra de cultura da Colômbia, Paula Marcela Moreno. À tarde mais conversas boas no painel "Panorama y Evolución de la Industria de la Música" e para finaliza, à noite, o show de Silvio Rodriguez. Mas isto eu comento depois…

sexta-feira, 2 de julho de 2010

3º Congresso Iberoamericano de Cultura - #1


Estou em Medellín, Colômbia, para participar do 3º Congresso Iberoamericano de Cultura. De Porto Alegre viemos eu e Álvaro Santi e já em São Paulo começamos a encontrar os amigos com o mesmo destino, como Michel Nicolau e Felipe Llerena. Chegamos em Medellín às 15:30 h e a noite estivemos no Museo de Antioquia para visitar a exposição "A Tres Bandas".

Depois, convidados por Benjamim Taubkin para seguir a "um amigo colombiano que lhe levaria a um local muito especial", fomos ao Teatro Matacandelas e passamos bons momentos fazendo novos amigos e conversando sobre tudo. Depois, dormir, é claro, porque amanhã há muito para ver, ouvir e conversar.