quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Womex 2009 - Copenhagen - dia 01/11
Domigão em Copenhagen. Poucas pessoas na feira, a maioria delas recolhendo seus materiais para voltarem para casa. Ao meio-dia nos encaminhamos ao Auditório 15 para a conferência final, onde será apresentado o Womex Award 2009. Esta premiação foi criada em 1999 com o intuito de premiar os destaques da world music, considerados aí aspectos como excelência musical, importância social, sucesso comercial, impacto político e carreiras bem sucedidas, oferecidos a um artista e uma instituição educacional.
Os resultados deste ano foram:
WOMEX 09 Artist Award for World Music: Staff Benda Bilili (DR Congo)
WOMEX 09 Award for Professional Excellence in the Service of World Music: Christian Mousset (France)
Leia mais (em inglês) neste link.
A cerimônia foi bastante concorrida e o showcase da Staff Benda Bilili emocionou e impressionou a todos. Foi no mínimo curioso ver alguns delegados dançando e outros tantos confraternizando ao som da banda. Encerrada a cerimônia resolvi finalmente conhecer o centro de Copenhagen e dar um passeio pelas ruas. Tudo muito rápido porque o frio não permitia muito mais do que isso, mas valeu a pena.
Hora de fazer as malas para voltar a Porto Alegre, cheio de idéias na cabeça. Ainda que terei 22 horas de viagem, tempo de sobra para organizá-las.
Moysés Lopes
domingo, 1 de novembro de 2009
Womex 2009 - Copenhagen - dia 31
Com a chegada do final de semana Copenhagen fica mais agitada, e há mais pessoas nas ruas. A feira já entrou na reta final, e para muitos este é o último dia. Talvez exatamente por isso o ritmo das reuniões começa a ficar frenético: muitas pessoas se encontrando, conversando, fechando negócios e ampliando sua rede. Pelo nosso estande passam empresas do Senegal, Argentina, Dinamarca, Palestina, Alemanha, Inglaterra, India e Brasil, entre outros.
À noite os sons brasileiros misturam-se aos da Itália, Romênia, Bulgária, Hungria, Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Noruega e Dinamarca. É difícil acompanhar tudo que acontece. Uma pequena parada de 15 minutos em cada show para conseguir captar a essência do grupo e logo em seguida já nos movemos a outro. No show de Alexandre Lima e Grupo Mahnimal conhecemos o novo trabalho deste artista do Espírito Santo: A Rádio Experienza. Uma mescla de eletrônicos, baixo, bateria e guitarra conduzem letras inteligentes, recheadas de uma poética vezes humorada vezes cáustica. Um sucesso.
Três horas da manhã. Um frio de lascar, acompanhado de um vento que parece gelar os ossos. Hora de dormir, porque amanhã o estande funcionará até as 14:00 horas.
Assinar:
Postagens (Atom)