sábado, 25 de agosto de 2007

Feira da Música de Fortaleza

A VI Feira da Música de fortaleza aconteceu de 15 a 18 de agosto de 2007. Estive na edição de 2005 (fazendo show com a Camerata Brasileira) e em 2006 não pude comparecer, o que talvez me tenha feito perceber tão claramente o aumento significativo da estrutura e da programação da FMF: nova programação de estandes, novos palcos para shows, aumento do número de expositores e uma grade de palestras e oficinas de muito fôlego. Tudo isto fez da feira um grande sucesso, o que não a livra de pequenas ressalvas, entre elas a baixa freqüência de público aos painéis de debates e a coincidência de horários de eventos. Ainda que seja uma iniciativa louvável, a realização de um curso de preparação para participação em rodadas de negócios no mesmo horário em que as rodadas aconteciam precisa ser repensada, pois um sabota o outro - apesar do foco de interesse ser o mesmo, é impossível participar dos dois. Estes são detalhes que de forma alguma diminuem a grandeza do evento. Ponto importante a salientar - destaque nas Feiras da Música de Fortaleza - é a hospedagem no SESC Iparana Concentrar todos os músicos no mesmo local propicia não só um intercâmbio que gera novas amizades como também possibilita rever amigos antigos, e as Jam Sessions que resultam disso são imperdíveis. Ivan Ferraro (a quem chamo carinhosamente de Sr. Feira da Música), Valéria Cordeiro e toda sua equipe são exemplos de tenacidade e persistência dos quais este país precisa, e muito.

Por fim, quero registrar que na FMF estive na agradável companhia de Mariana Martinez, uma das mentoras do Circuito Gaúcho de Música Independente e integrante da organização da Feira da Música do Sul, a qual se pretende realizar em abril de 2008. Mariana conheceu e respirou detalhes importantes que envolvem uma evento deste porte e tenho certeza de que trouxe uma bagagem importante para nosso estado.

O pequeno vídeo abaixo eu fiz em um dos deslocamentos entre Iparana e Fortaleza, enquanto pegava o depoimento de Napoleão de Assunção, do programa/projeto "No PE do Ouvido", de Pernambuco. Pode-se ver músicos de diversos estados no ônibus, puro networking!