terça-feira, 17 de julho de 2007

Sociedade Brasileira de Economia da Cultura

Recebi hoje o Informativo nº 67 da Representação Regional Sul do MinC e junto com ele a notícia da criação da Sociedade Brasileira de Economia da Cultura, que acontecerá no último dia do Seminário Internacional em Economia da Cultura, dia 20 de julho próximo. A sociedade será formada por instituições públicas e privadas que tenham foco na Cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico do país. A matéria original está neste endereço.

Eu que andava com ciúmes do Chile, da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Índia, da Nigéria, da Áustria e da Argentina - por estarem estes países muito desenvolvidos em seus estudos e trabalhos sobre economia da cultura - respiro agora mais aliviado e vejo que talvez nós, brasileiros, não ficaremos apenas de espectadores da história. No Brasil os núcleos criativos possuem grande diversidade e força e é desnecessário falar do quanto a cultura que produzimos é apreciada no exterior e de quantas divisas poderia gerar. Mesmo assim ainda somos dependentes das benesses do Estado - através das leis de incentivo - para fazer circular nossos produtos culturais e até mesmo para gerá-los. A auto-sustentabilidade que alguns países alcançaram ou estão alcançando ainda é um sonho distante para nós, brasileiros. Espero que a criação da Sociedade Brasileira de Economia da Cultura seja um importante instrumento para o desenvolvimento de nossas economias criativas.

Vamos nos mexer! Um abraço,

2 comentários:

Unknown disse...

A criação da Sociedade Brasileira de Economia da Cultura, que acontecerá no último dia do Seminário Internacional em Economia da Cultura, dia 20 de julho próximo - copiei do blog (rs) é para dar força e dizer da importância para todos nós brasileiros dessa instituição. Acredito q isso é resultado do trabalho de pessoas como Moysés, que batalham pela amplitude e relevância da cultura, não só intra como extra-muros das academias. Este blog, pela originalidade, talvez seja uma das contribuições para fazer o acontecer cultural. Quero sugerir que encares e nós leitores também, como algo sério. Que continue servindo de guia, orientação e a interpretação da inserção no espaço e no tempo da produção cultural.

Unknown disse...

"Cidades Criativas" será tema de debate com os economistas Ana Carla Fonseca e André Urani. O evento acontece em Belo Horizonte, dia 18 de março, às 19h30, no Palácio das Artes. Info: www.sempreumpapo.com.br