domingo, 28 de outubro de 2007

Tupiniqarte

Em 1986 eu e Eduardo Reck Miranda nos conhecemos no curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e logo em seguida montamos o Tupiniqarte, um dos primeiros laboratórios de música eletroacústica do Brasil. Nosso equipamento era de uma singeleza pueril: um órgão eletrônico, um Sinclair ZX-81, um MSX com uma interface SFG05 da Yamaha e muitas outras tralhas musicais, como se pode ver na foto acima. Montamos uma performance chamada Apóskalipse que foi apresentada no Instituto de Arte da UFRGS, na Companhia de Arte (lançamento do número 9 da revista Cobra) e em um bar do qual não me lembro o nome mas acho que era na Protásio Alves próximo à Lucas de Oliveira, em Porto Alegre. Depois disso continuamos trabalhando junto em alguns projetos musicais e logo em seguida - 1992, eu acho - o Miranda foi morar na Europa. Atualmente ele mora na Inglaterra e trabalha no Interdisciplinary Center for Computer Music Research (dê uma olhada para ver que trabalho porrada ele faz por lá!).

O áudio da performance Apóskalipse se perdeu no tempo mas alguns outros foram preservados. As amostras de áudio estão no meu site, no endereço http://www.moyseslopes.mus.br. Há ainda fichas técnicas e algumas considerações sobre as músicas.

Nenhum comentário: