sábado, 31 de outubro de 2009

Womex 2009 - Copenhagen - dia 30


Segundo dia de Womex, e o movimento parece que aumenta. Um sem número de festivais e promotores internacionais procuram o estande em busca de música brasileira para programar. Uma breve análise na lista de shows e conseguimos constatar que o único país que tem tantos artistas quanto o Brasil é a França. Se considerarmos que o investimento do governo francês é muito alto e que o investimento de nosso governo é muito baixo chegamos à conclusão de que nossa música se impõe sozinha, pela qualidade, mas não sei se chego a ficar orgulhoso disso. Claro que o orgulho de nossos artistas é grande, mas a preocupação com a falta de investimentos é grande, talvez tão grande quanto a preocupação que temos com o despreparo dos artistas brasileiros para o processo de exportação. Precisamos mudar isso.

O show de Renato Borghetti e quarteto aconteceu hoje, às 13:00 horas, no Auditorium 15, do Bella Center, local onde a Womex acontece. A gauchada arrasou, literalmente. Tão bom quanto assistir o show foi ver a movimentação posterior no producers table, o local onde os produtores recebem pessoas interessadas no show que acabaram de ver. A noite, no Copenhagen Concert Center também teve estrelas brasileiras: A Spok Frevo Orquestra praticamente lotou o Auditorium 1 em um dos shows mais concorridos da noite, que assisti na companhia de Pedro Figueiredo. O frio quase gela os ossos no trajeto até a estação de metro, mas duas estações depois já estamos no aconchego do hotel e prontos para o descanso. Amanhã tem mais.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Womex 2009 - Copenhagen - dia 29

Estande Brasileiro com movimento antes mesmo da abertura da feira.

Primeiro dia de feira. A impressão que tenho é que a multidão que vi ontem se multiplicou. São muitas pessoas trafegando pelos corredores, cumprindo entrevistas previamente agendadas e agendando diversas outras. O estande brasileiro fica por vezes quase inatingível pela quantidade de pessoas que circulam e nos procuram para conversar. A chegada da equipe de Marcos e Renato Borghetti agitam ainda mais o local, principalmente com a presença de Sabina Schebrak, sua simpática e falante produtora austríaca.

David e Michel, da BM&A, trabalham duramente para dar conta do fluxo de pessoas interessadas em música brasileira, e os negócios começam a brotar. Nos estandes brasileiros representações oficiais de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, e das empresas Borandá, Cambucá Music, FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia, Scubidu Produções, Mato Grosso Management, Mama Produções Artísticas, Capucho Produções, Se Rasgum Produções e os gaúchos Tagliaro & Lopes, Circular RS - Coletivo de Produção.

Os shows da noite foram fantásticos e ainda temos muito para ver, ouvir e conversar.

Moysés Lopes

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Womex 2009 - Copenhagen - dia 28


A impressão que se tem ao chegar é de que realmente a World Music mora por aqui. Não em Copenhaguen, é claro, mas na Womex. Filas enormes para credenciamento confirmam isso, são centenas de músicos, produtores, managers, empresários, agentes, governos, entre outros diversos atores da cadeia podutiva da música.

A quarta-feira foi dia de arrumar a casa. Organizamos o estande da BM&A - Brasil, Música e Artes - e dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Esta será a maior representação brasileira que a Womex já viu, e a idéia é aumentá-la no ano que vem. Com o postal do Circular RS - Coletivo de Produção devidamente organizado no estande, encerramos as atividades.

À noite, no Copenhagen Concert Center (Koncerthuset) - um mágico teatro de arena que por si só já valeria a viagem - tivemos a oportunidade de assistir ao concerto de aberto, intitulado Great Nordic Night, a cargo de um grupo musical especialmente criado para a ocasião com grandes nomes da música nórdica, incluindo Roger Tallroth (guitarra), Ragnhild Furebotten (violino) e Tapani Varis (baixo).

Depois, um coquetel e um merecido repouso porque a quinta-feira será o primeiro dia de trabalho realmente. Pela agitação das pessoas, acho que o movimento será grande.

Moysés Lopes